O que nos faz felizes?

Acho que todo mundo entra no mundo FIRE procurando liberdade, liberdade para deixar de fazer coisas que não nos fazem bem e priorizar as coisas que realmente nos trazem felicidade e satisfação.
Mas o que realmente nos faz felizes?

Mais de um aposentado precoce descobriu que todo os seus projetos/sonhos para a aposentadoria eram apenas devaneios, alguns sentiram saudade justamente das coisas que reclamavam, a rotina e as cobranças, seria esse um caso de síndrome de Estocolmo laboral ou devemos pensar em algo mais?
Queremos ser úteis, e idealizamos situações, pessoas e coisas, talvez a aposentadoria precoce não seja exatamente o que você quer, talvez um horário mais flexível, um chefe menos tirano ou até mesmo um local de trabalho mais próximo da sua casa já resolvam o(s) seu(s) problema(s), mas finalizar toda a sua rotina seja mais fácil que meditar e tentar entender o que realmente te incomoda, nós que poupamos e nos preocupamos com o futuro, mesmo sendo precavidos, temos uma tendência acima do normal a ser ansiosos, frequentemente trazemos um problema do futuro que talvez nunca aconteça para o nosso presente, e a felicidade que está a nossa frente, postergamos, comemos o almoço pensando na sobremesa, e comemos a sobremesa pensando na volta para casa.
Então meu conselho de hoje, para mim, e para vocês é:

Se conheçam, procurem se entender, descubram o que os desagrada nas suas vidas, descubram o que os agrada nas suas vidas, descubram o que falta nas suas vidas, e então,
aproveitem mais o que já tem, planejem sem autoflagelo o que pretendem ter, e persigam eliminar o que os faz mal.

Todo mundo deve ao seu eu de hoje um futuro um pouquinho melhor e mais organizado, mas também devem ao seu eu de ontem, aproveitar esse presente que é estar vivo, tomar o café com calma, beijar a esposa, brincar com as crianças e assistir àquela série.

Abraço,

Um comentário em “O que nos faz felizes?

  1. Olá Estoico,

    Gostei do post que reforça aquela fala de Alice na obra de Lewis Carroll em:

    – Pode me dize qual o caminho que eu devo tomar?
    – Isso depende muito do lugar para onde você quer ir
    – Eu não sei para onde ir!
    – Se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve.

    Percebo que nós (eu ainda estou na roda dos ratos) preocupamos com nosso dia-a-dia, porem esquecemos daquilo que é importante para nossa vida. Precisamos adquirir um grau maior de auto-conhecimento para definirmos nossos verdadeiras prioridades e vivermos nossos sonhos.

    Abraços,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: