Foco no processo e constância

Estou quase uma semana sem ir à academia, desde que eu comecei a treinar novamente em Setembro do ano passado, nunca fiquei tanto tempo sem levantar meus pesos.
O motivo da minha ausência nos exercícios é que estou com uma dor de cabeça persistente que piora quando levanto pesos.
Ontem fui ao médico e recebi uma prescrição de remédio e um pedido de exame, a suspeita é que seja uma enxaqueca ou uma sinusite.
Pois bem, mas o foco do post não é a minha saúde e sim o que identifiquei como as sementes para um individuo se tornar bom em algo: Foco no processo e constância.

Se apaixone pelo processo

Quando entrei na academia estava 20 kilos acima do meu peso normal, e queria perder esse peso urgentemente, nos 4 primeiros meses meu peso só subia, pois não estava perdendo massa gorda ( banha ) e além disso estava ganhando massa magra ( músculos ), tirava fotos de 3 em 3 dias procurando resultados e me frustrava muito, até que li em algum lugar sobre o foco no processo, ao invés de melhorar minha técnica, aumentar as cargas e procurar os melhores exercícios e técnicas, eu estava procurando as respostas no espelho.
Em qualquer atividade o processo é a parte mais importante, tudo bem perseguir um resultado, mas devemos apreciar o processo, pois sem o processo correto podemos parar bem longe de onde desejamos chegar, então não só devemos perseguir uma aposentadoria antecipada ou mesmo aquela reserva que nos permite, 2, 3 anos sem poder trabalhar.
O ideal seria que nós nos alegrássemos por manter sob controle nossa vida financeira, saber que aquele remédio para a doença inesperada não impactará nosso orçamento, que graças a um bom planejamento durante 11 meses, nas suas férias você terá condições de usufruir de um hotel do jeitinho que você merece e etc…
Não adie sua felicidade para quando for fire, seja fire para continuar sendo feliz mesmo parando de trabalhar.

Constância: Karatê ou Jiu Jitsu?

20 anos atrás eu estava entrando pela primeira vez em uma academia de Karatê, e o “Caminho das mãos vazias” foi um ótimo remédio para que eu me livrasse da antiga rotina de bullying na escola e de todos os quilinhos que levei durante a infância, 4 anos depois parei, mas neste meio tempo, apanhei muito, ganhei campeonatos, bati algumas vezes e vivi, acho que esse é o aspecto mais importante de uma atividade, se sentir vivo.
Então, hoje com 34 anos, me preparo para voltar a treinar alguma arte marcial assim que esta maldita pandemia acabar, e me veio a dúvida: Volto para o Karatê ou vou para o Jiu Jitsu?
O Jiu Jitsu é vendido por muitos como a arte marcial mais eficiente para autodefesa, porém tenho dificuldade imensa em rolar e odeio luta no chão, já o karatê eu lembro de alguns movimentos até hoje e sinto um prazer em repeti-los.
Ao visualizar os Stories de um influenciador digital, apareceu uma pergunta paralela a minha dúvida, o seguidor perguntou: “Fulano, qual arte marcial devo treinar ?”, e prontamente o camaradinha respondeu: ” A que você se manterá praticando “.
Constância senhores, é o que me ajudará a perder peso, é o que fará com que eu me defenda um pouco melhor e também é o que fará você se tornar um poupador melhor, tendemos a queimar largada, poupamos muito nos primeiros meses e depois desanimamos, a constância com um valor confortável faz com que possamos chegar muito mais longe, e assim como na dieta, um déficit grande no começo só irá ferrar seu metabolismo basal e financeiro.
A grande jogada é se manter no jogo e registrar tudo, sendo constante e amando o processo, tendo controle sobre a sua vida e sobre seus gastos, seguindo assim, mesmo que você nunca seja fire um dia, você ainda estará melhor que a esmagadora maioria da população.

Quando ao Karatê ou Jiu jitsu, muito provavelmente começarei treinando Karatê, mas mais para frente, com condicionamento melhor, darei uma chance ao Jiu Jitsu que tem disponível para alunos e funcionários na universidade onde trabalho, pois preciso procurar constância mas também tenho que pisar fora da zona de conforto algumas vezes, um abraço para vocês.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: