Preciso de ajuda: Como vocês aumentam a sua renda ativa?

Sou um servidor público do baixo clero, com ganhos na faixa de 3k-5k e tenho o desejo de aumentar minha renda ativa para consequentemente aumentar meus aportes.
Mas não faço a mínima ideia do que aprender, do que estudar, o que fazer para começar a aumentar minhas receitas…

Pensei em cursar uma licenciatura ou complementação pedagógica para aproveitar uma pec que sem dúvidas passará, que permitirá que um servidor de cargo administrativo acumule um cargo de professor.

Estou estudando o Mercado Livre após ler o post do Stark:
https://acumuladorcompulsivo.com/2021/04/24/como-ganhar-dinheiro-vendendo-no-mercado-livre-meus-resultados-e-algumas-dicas/

Pensei até em estudar para outros concursos, mas o governo tá maluco, não dá para saber o que virá…

Vocês tem alguma ideia? Algum conselho? Adoraria ler…

Abraços!

8 comentários em “Preciso de ajuda: Como vocês aumentam a sua renda ativa?

  1. Fala Estoico.
    Fiquei feliz em poder ajudar de alguma forma com o post, essa é a ideia, na verdade.
    Cara, eu costumo falar do que eu pratico.
    Eu faço muitas coisas para aumentar minha renda ativa e passiva.
    Sinceramente, muitas delas estou até abandonando, pois não tenho conseguido tempo para focar em coisas mais relevantes. Afinal, a vida não é só trabalhar, e vi que você escreve (e filosofa) bastante a respeito.
    Mas, tem umas duas ou três coisas que eu acho que faria no seu lugar. Que são coisas que eu faço.

    1. Mercado Livre, como você mesmo já identificou aí. Se eu tivesse mais tempo pra me dedicar, montaria uma loja no instagram para vender (até tenho uma página da loja, mas não invisto tempo nela, logo, não tenho resultado), pois o instagram atualmente é perfeito para vendas. Além disso, não pagaria as altas taxas do Mercado livre e aumentaria minha rentabilidade;

    2. Adsense de Blogs ou Youtube. Vejo que você escreve bem. Muita gente poderia se interessar por alguns temas que você poderia escrever. E você poderia ganhar um dinheiro com isso.
    Não acho que essa fonte seja tão agressiva, pois os valores vão caindo aos poucos, dia após dia, mas com o tempo, pode ganhar um bom volume. Hoje eu ganho cerca de R$ 500 por mês com um blog que tenho, e neste ano eu simplesmente não postei nada nele (sem tempo). Mas ainda recebo renda diária, pois muita gente acessa os conteúdos (que estão bem ranqueados no google), e acabam clicando nos meus anúncios;

    3. Empréstimos para familiares. Essa é polêmica, mas comigo sempre deu certo.
    Como já poupo há um bom tempo, criei essa renda na verdade sem querer. Meu irmão com nome sujo, precisava comprar um carro. Eu simulei os juros que ele pagaria pro banco, dei um desconto, e ofereci de comprar o carro e ele me pagar os juros. Graças a Deus deu tudo certo. Ele pagou as 36 parcelas com pouquíssimos episódios de atraso. era um valor que estava parado numa taxa CDI, que rentabilizei agressivamente a juros bancários (até mesmo pelo risco que corri).

    Não sei se você conseguiria implementar as 3, mas pelo menos uma delas já poderia dar uma guinada na sua renda, especialmente a do Mercado Livre.
    Eu sinceramente começaria também com a número 2. Encontraria algo que gosto de escrever e começaria. Faria como uma espécie de hobby… Já a terceira é só se você for mais corajoso rsrs.

    Espero ter contribuído com alguma ideia.

    Grande abraço, Stark.

    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    Curtir

    1. Stark meu brother, já tive um blog faz anos, e na época não soube fazer dinheiro com ele, sinceramente não sei qual nicho trabalhar nem no Mercado Livre e nem em um possível blog, mas estou pensando, procurando.
      Se tiver algum material ou algo do tipo para me indicar, quando você tiver tempo pode entrar em contato comigo pelo estoicoinvestidor@gmail.com.

      Você contribuiu muito sim, fiquei muito feliz com ambos os comentários, muito agregadores e estimuladores. De coração, valeu.

      Curtir

  2. Pois é. É a pergunta que me faço todos os dias. Dificilmente quem ganha dinheiro fala como está ganhando dinheiro, então procurar na internet corre o risco de cair nesses vendedores de cursos e ilusões.

    Nós somos muito parecidos, tb estou na mesma faixa salarial, mais pra perto dos 3k do que dos 4k, tb concursado. A ideia de prestar concurso pra um cargo melhor e mais bem remunerado eu abandonei, seja por não ter consigo antes (passei apenas nesse que estou hoje), depois de vários anos de estudo, seja porque não creio que o governo vá durar muito ou ser bom como era antigamente. Você já deve ter tido também vários benefícios retirados etc. A tendência é a inflação e a ausência de aumentos irem corroendo meu salário até ele ser equivalente ao mínimo. Então eu to tentando buscar algo fora do governo, na iniciativa privada mesmo, montando alguma coisa e tal. Mas, tal como vc, também não faço ideia do que.

    Mercadolivre parece ser bom, mas esbarro no nicho e no fornecedor. Você precisa achar algo que vende bem e comprar de um fornecedor que venda barato, pra tirar sua margem. Não é fácil achar.

    Empréstimo pra familiar nem morto.

    Adsense e blog pode ser possível, mas esbarra novamente no nicho. Não há nada que eu seja particularmente bom a ponto de ser figura de autoridade pra criar conteúdo. Aparecer na frente duma camera pra youtube nem morto tb.

    Enfim, falei falei e não ajudei nada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom dia André, você tá equivocado, ajudou sim… Se não fosse seu comentário anterior, eu nem estaria postando as coisas aqui e outra, o diálogo é uma ferramenta importante na busca de insights, muito obrigado por continuar me lendo, abração!

      Curtir

  3. Difícil cara. Tem um monte de gente falando isto de aumentar a renda ativa, estudar mais, tudo balela, quase sempre nao funciona e/ou nao dá retorno.
    O melhor e mais rápido mesmo é economizar ao máximo e investir 50%+ da renda sem arriscar muito. Fazer isto por varios anos e arrumar maneiras de gastar menos, mudar para um local com custo baixo (interior) e viver uma vida simples e feliz.

    Curtir

    1. Grande João, obrigado pelo comentário, acredito que seja difícil, mas não é impossível, quanto a frugalidade e os aportes, realmente não tem jeito de ter vida tranquila sem se desapegar de hábitos nocivos de consumo e sem aportar o máximo que puder de maneira constante. Espero que continue me lendo e me ajudando com seus comentários. Abração!!!

      Curtir

  4. Olá, Estoico

    Você comentou no meu blog e foi uma bela surpresa descobrir o seu. Estou passeando por uns textos de sua autoria 🙂

    Também sou servidor e também tenho as mesmas indagações que você. Minha remuneração é um pouco maior de 18 mil, mas ainda assim eu gostaria de ter uma renda complementar: seja no meu blog, seja na minha profissão.

    Trabalho na área de tecnologia, mas a minha área dentro da tecnologia não possui muitas oportunidades para home office. Elas pedem uma dedicação maior do que aquilo que é possível no meu dia. Também pedem inglês e eu infelizmente não tenho.

    Eu não sei qual a sua área de atuação. Também não sei se ela é regulamentada ou não. Isso influencia nas suas possibilidades.

    Você falou sobre atualmente não ser professor. Na realidade não conheça essa vedação, pelo menos no âmbito federal. Pelo contrário, a única profissão que pode ser acumulada no serviço público – mesmo para policiais, juízes, etc – é a do magistério. Portanto, procure saber isso direitinho.

    Sobre a sugestão do AC, você pode ganhar uma grana com este próprio blog. Há 10 anos tive um na área de tecnologia. Hoje ele não existe mais, mas cheguei a ter 3k visitas/dia e a ganhar uma bela grana no adsense. Invsita aqui. Veja, o AC investiu lá e hoje tira 500,00/mês.

    Você já está no Linkedin? Se não, vá lá. Tudo vai depender da sua profissão. Na minha tem muito job remoto, mas sou de uma área específica da TI onde isso não é regra, é exceção.a

    Curtir

    1. Sou administrativo em um universidade, estou longe dos seus 18k, seu blog é muito legal. Não acredito que o meu blog tenha qualidade para ser monetizado, pelo menos não ainda, para fazer isso eu teria que pegar uma hospedagem e trabalhar bem nele, estou considerando isso.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: